Manteigas, Mesa
Deixe um Comentário

A cabra comeu as nozes

Grelos salteados com queijo de cabra curado e nozes. Ingredientes da montanha uniram-se para criar um prato rápido e simples.

A ligação entre os sabores é mais intensa quando se juntam produtos da mesma região. Os grelos de nabo aliaram-se às nozes apanhadas neste outono e ao queijo de cabra curado da Serra da Estrela.

A receita foi feita a pensar nas nozes de montanha (veja “Saudável solidão“) e pode adaptar-se com facilidade. A versatilidade surge da sua natureza tão simples, afinal, tem apenas três ingredientes principais.

É uma entrada, mas torna-se, num ápice, num almoço ou jantar vegetariano. Basta juntar batatas assadas ou puré de castanha. Também acompanha carnes de aves, mas convém reduzir a quantidade de queijo – apenas o suficiente para registar o sabor e a textura do lacticínio sobre os legumes. Pode transformar-se numa sandes colocando os três ingredientes sobre pão centeio integral. Não se coloca a possibilidade de acompanhar peixe. Seria necessário retirar o queijo que dificilmente combinaria com, por exemplo, salmão, bacalhau ou mesmo pescada.

Por ser a primeira receita do migalho com nozes, o fruto da nogueira não sofreu nenhuma alteração, não foi moído ou cozinhado, manteve a sua textura crocante. O queijo é seco, tem um sabor suave, nada picante, para não se sobrepor à doçura das nozes. A escolha dos grelos de nabo (espigos, como são conhecidos em Manteigas), não é um acaso. Além de serem um legume de época, cozem depressa, são macios e têm um gosto acre que completa o trio.

queijo-nozes-media

Grelos salteados com queijo de cabra e nozes

(4 pratos)

  • 200 gr. de nozes
  • 2 molhos de grelos de nabo
  • queijo de cabra curado
  • 3 dentes de alho
  • sal
  • azeite

Cortar o queijo de cabra e separar as nozes partidas. Os legumes arrefecem rapidamente, convém organizar tudo com antecipação para levar a entrada ainda quente para a mesa.

Separar as folhas dos grelos de nabo dos caules. O ideal é escorrer os dedos ao longo dos talos, ir arrancando as folhas até a haste se partir naturalmente na zona mais tenra.

Colocar os grelos, lavados, numa panela com água a ferver temperada com sal. Baixar o lume para o mínimo. Passados cinco a dez minutos confirmar se os grelos estão cozinhados. Não se pretende que fiquem muito cozidos.

Numa frigideira, ligeiramente aquecida, deitar azeite e os dentes de alho picados. Saltear o alho. Cuidado com a temperatura do azeite, o alho queima facilmente. Juntar os grelos escorridos, envolver e ajustar o tempero.

Dividir os grelos por quatro pratos, colocar cerca de 50 gramas de nozes e pedaços de queijo de cabra em cada um.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s